A segurança da informação deve ser prioridade para qualquer empresa. Pesquisas mostram que 87% das empresas brasileiras experimentaram algum tipo de problema de segurança.

No entanto, o maior problema não foi a ação de hackers: 58% dos problemas foram causadas por negligência na segurança. Ou seja, as empresas ainda não estão completamente preparadas para minimizar os riscos e proteger seus dados. E a sua empresa, está segura?

Uma das maneiras mais eficientes de cuidar da segurança da informação de sua empresa é possuir um Centro de Operações de Segurança (SOC).

As vantagens são muitas, a começar pelo fato de que ele protege sua empresa de ataques e falhas de segurança. Veja a seguir o que é um SOC e como ele pode cuidar da segurança de suas informações usando tecnologia, inteligência e equipes capacitadas.

O que é um SOC?

Nele, a empresa vai centralizar todas as atividades e serviços que dizem respeito à segurança da informação. Ali serão definidos e monitorados os procedimentos, políticas e sistemas de proteção.

De maneira simples, o SOC (1) faz prevenção, por meio da criação e monitoramento de boas práticas que garantam a integridade dos usuários, das informações e das redes; (2) detecta ameaças em tempo real e identifica quais processos e procedimentos podem trazer riscos mais acentuados; (3) responde rapidamente a problemas e ameaças de segurança de maneira adequada, fazendo bom uso da infraestrutura disponível; (5) avalia o nível de vulnerabilidade global da empresa, identificando as fragilidades e que pontos e processos precisam de reforço.

Como funciona o SOC?

O SOC é, basicamente, uma equipe com funcionários especializados em segurança da informação. Ele une equipes e departamentos que podem estar fragmentados sob uma única liderança, estabelece objetivos e coordena as políticas e os componentes da segurança.

Quando as informações estão retidas em departamentos diferentes, aumenta a chance de exista uma demora para identificar ameaças, colocando a empresa em risco.

Esse time observa atividades potencialmente ameaçadoras em redes, servidores, endpoints, bases de dados, programas, sites e demais sistemas usados pelas empresas.

Um sistema SOC também conta com elementos de segurança física, com câmeras e barreiras físicas para evitar o acesso indevido a servidores e outros componentes essenciais, além dos elementos tecnológicos, como redes segregadas, tokens, criptografia, certificados e autenticações.

Quais são as vantagens de ter um SOC?

Em primeiro lugar, ele aumenta a velocidade de reação quando algum problema acontece — algo essencial. Quanto mais rápido a equipe de segurança consegue agir, menores serão os prejuízos. E a rapidez dessa resposta vem justamente da capacidade de prever ataques, malwares e outras ameaças.

O SOC também gera e coleta dados, permitindo análises profundas, que melhoram a gestão e fornecem informações valiosas para a tomada de decisões.

Isso gera maior transparência e possibilita a criação de procedimentos padronizados e a geração de relatórios que podem ser usados para avaliar o sucesso do curso de ação ou a necessidade de revisão nos processos.

Como implementar o SOC?

A implementação de SOC leva tempo e é necessário esforço para criar as estratégias necessárias para fazer com que o centro de operações seja efetivo.

É preciso contar com uma equipe que consiga lidar com o tamanho dos desafios e saiba priorizar as áreas que precisam de mais atenção. Por isso, é vital ter uma equipe que seja experiente e qualificada, que consiga responder rapidamente às emergências.

Para ter um SOC eficiente, é necessário também garantir que os dados, ferramentas e responsáveis atuem de forma integrada, trocando informações de forma eficiente, segura e rápida.

Um grande problema para um centro de segurança acontece quando as partes envolvidas agem de maneira independente, sem a devida comunicação e procedimentos claros. Isso pode comprometer a velocidade de reação e o devido funcionamento da segurança.

As estratégias de segurança devem ser desenvolvidas paralelamente às estratégias de negócio, uma vez que novos desafios implicam também em novas potenciais ameaças.

A Future é parceira dos maiores fabricantes de Soluções de Segurança, Disponibilidade e Performance do mundo! Conheça nossos Serviços Gerenciados clicando aqui!

Fonte: Crypto ID.

Entre em contato conosco